Saiba como deixar seu financiamento mais barato com o FGTS no SFI
Comprar um imóvel é sem dúvidas o sonho de milhares de brasileiros. Com isso, a melhor forma de tirar esse sonho do papel é por meio do financiamento imobiliário.
Acontece que muitas pessoas não sabem da possibilidade de reduzir de forma significativa o custo do financiamento utilizando o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS.
Essa possibilidade ocorre por meio do Sistema de Financiamento Imobiliário – SFI. Ao longo deste conteúdo será possível entender melhor como aproveitar essa oportunidade, e, consequentemente, deixando o seu financiamento mais barato. Boa leitura!
Sistema de Financiamento Imobiliário – SFI
Criado em 1997, o Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI) tem como objetivo facilitar o acesso ao financiamento imobiliário para aqueles imóveis com valores que ultrapassem os limites estipulados pelo SFH – Sistema Financeiro de Habitação.
O SFI é extremamente flexível, permitindo um financiamento de imóveis com valores mais altos, sem a limitação da faixa de renda dos compradores, por exemplo. Além disso, conta com subsídios do governo, como o uso do FGTS ou de outros fundos públicos.
Por último, mas não menos importante, ele proporciona uma maior liberdade de negociação das taxas de juros e dos prazos de pagamento, permitindo que imóveis comerciais e residenciais sejam financiados.
O uso do FGTS no SFI
Mesmo com o SFI existe a possibilidade de utilizar o FGTS na hora de reduzir os custos de um financiamento. Isso só é possível porque, com o FGTS, o comprador quita parte das prestações, amortiza saldos devedores e em alguns casos, o financiamento pode ser todo liquidado.
Todos esses benefícios podem auxiliar quem deseja, por exemplo, reduzir os custos totais do financiamento, afinal, o FGTS é uma opção vantajosa, com taxas e juros mais acessíveis durante o processo de amortização.
Entenda como o FGTS pode ser utilizado no financiamento imobiliário
O FGTS pode e deve ser utilizado nas etapas do financiamento por meio do SFI. Confira a seguir três formas de utilização do saldo do FGTS!
1ª – Utilizado para amortizar o saldo devedor
O saldo do FGTS pode ser utilizado para amortizar o saldo devedor do financiamento, que nada mais é do que reduzir o valor total que ainda será pago. Essa estratégia pode reduzir de forma significativa o valor das parcelas e até mesmo o prazo do financiamento.
2ª – Pagamento de prestações
Uma parte das prestações também pode ser beneficiada com o uso do FGTS, portanto, uma diminuição que pode chegar a 80% do valor de cada uma delas durante um período de 12 meses.
3ª – Liquidação do saldo devedor
Caso o comprador tenha um saldo do FGTS considerável ou maior que o valor do financiamento, ele pode utilizá-lo para quitar todo o saldo devedor. Essa é uma opção vantajosa para eliminar o financiamento e encargos e juros que o acompanham.
No entanto, algumas condições devem ser cumpridas por parte dos compradores. Desse modo, para usar o FGTS na hora de abater as parcelas, deixando o financiamento mais barato, é preciso:
- Ser um imóvel residencial próprio ou comercial: o FGTS poderá ser utilizado para a compra ou a amortização de imóveis residenciais e também comerciais;
- Para moradia própria: o comprador pode utilizar o FGTS para imóveis que serão destinados à moradia do titular;
- Respeitar a carência: é importante que o comprador tenha no mínimo três anos de trabalho com carteira assinada, podendo ser no mesmo ou em empregos diferentes, para poder utilizar o FGTS;
- Imóvel regular: o imóvel deve ser totalmente regularizado junto à prefeitura, tendo a documentação em ordem, portanto, sem nenhum tipo de pendência judicial ou fiscal
Veja como utilizar o FGTS no SFI para pagar menos nas parcelas do financiamento
O uso do FGTS para abater parcelas e assim tornar o financiamento mais barato, depende de alguns passos simples que o comprador deve seguir. O primeiro é analisar o saldo disponível na conta do FGTS.
Tendo esse saldo, é preciso solicitar à instituição financeira responsável pelo financiamento, o desejo em utilizar o FGTS para abater algumas parcelas da dívida. Com isso, a instituição passa a ter a responsabilidade de enviar a solicitação para a Caixa Econômica Federal, que administra o FGTS.
Por fim, uma análise será realizada a fim de identificar as condições para o uso do FGTS no SFI. Estando tudo em conformidade, o valor será liberado para a administradora do financiamento, que irá aplicar o saldo para abater as parcelas da dívida.
Assim, entende-se que o uso do FGTS no SFI é uma ótima maneira para reduzir custos do financiamento e ainda quitar a dívida de forma mais ágil.
Dessa forma, é possível aproveitar os benefícios do FGTS para abater parcelas, amortizar ou quitar o saldo devedor – uma oportunidade valiosa para aqueles que querem e sonham com o imóvel próprio.
Esperamos que este conteúdo tenha sido esclarecedor. Mas, caso ainda tenha dúvidas ou precise de auxílio profissional, basta clicar aqui e falar com o nosso time de especialistas.
Aproveite e acesse nosso Blog para mais conteúdos como este!