Uso do FGTS para pagamentos de prestações imobiliárias do SFI
Muitos não sabem, mas, os trabalhadores que têm financiamentos imobiliários pelo SFI podem utilizar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS para quitar até 80% das prestações.
Vale ressaltar que o SFI tem recursos próprios dos bancos, e para ter acesso, o trabalhador deve se encaixar nas regras solicitadas para a liberação do benefício, como não ter outro financiamento de algum imóvel em aberto e ter uma conta ativa no FGTS por mais de três anos, sendo eles consecutivos ou não.
Toda essa possibilidade para utilizar o FGTS no SFI contribui para movimentar o mercado imobiliário, uma vez que auxilia aqueles que sonham com a casa própria, mas não querem utilizar o Sistema Financeiro de Habitação – SFH.
Ao longo deste conteúdo será possível entender mais sobre o assunto. Siga acompanhando atentamente. Boa leitura!
O que significa SFI?
A sigla SFI refere-se ao Sistema de Financiamento Imobiliário – um órgão muito importante no mercado imobiliário.
Criado pela Lei nº 9.514/97, é responsável por todos os demais financiamentos que ficam fora do Sistema Financeiro de Habitação – SFH, ou seja, os financiamentos pelo SFI podem ser variáveis.
De modo geral, o SFI permite que negociações mais amplas sejam realizadas, tornando o crédito imobiliário ainda mais flexível mediante condições específicas de mercado, sem incentivo ou transferência do governo.
Saiba o que mudou com o uso do FGTS nos financiamentos do SFI
O saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS só podia ser utilizado para financiamentos de imóveis mediante as exigências do Sistema Financeiro de Habitação – SFH.
Mas, desde agosto de 2021, as coisas mudaram, e quem adquiriu um imóvel por meio do Sistema de Financiamento Imobiliário – SFI, também passou a se beneficiar com o uso do FGTS.
Para que o saldo disponível no fundo seja utilizado para quitar as prestações imobiliárias decorrentes dos financiamentos do SFI, devem ser seguidos os requisitos abaixo:
- ter ao menos três anos de trabalho com carteira assinada;
- a utilização do valor servirá somente para o primeiro imóvel;
- é importante que o valor do imóvel em financiamento não ultrapasse o valor estabelecido pelo Conselho Monetário Nacional – CMN, atualmente de R$1,5 milhão;
- o valor poderá ser utilizado para diminuir a dívida, ou ainda abater até 80% da prestação em 12 meses, podendo ser prorrogado ao fim de cada período.
Entenda a portabilidade do financiamento
Em meio às mudanças relacionadas com o uso do FGTS para efetuar a quitação dos financiamentos do SFI, destaca-se a facilidade em realizar a portabilidade dos financiamentos junto aos recursos do FGTS.
Isso significa que tornou possível transferir o saldo devedor do financiamento para outros bancos, desde que o trabalhador tenha ofertas melhores em relação aos juros disponíveis.
Mas, é importante seguir as regras impostas pelo Conselho Curador do FGTS, que determina que os juros não podem ser menores que 6% ao ano.
Outro ponto de atenção é que, quando os compradores são contemplados com descontos na compra do imóvel, o banco responsável em receber o financiamento deve incluir o valor no saldo devedor. Com isso, o valor do desconto é devolvido para a conta do FGTS.
Como usar o FGTS para pagar prestações imobiliárias do SFI?
Fazer o uso do FGTS para realizar o pagamento de prestações imobiliárias do SFI pode parecer complexa, no entanto, trata-se de um processo bem simples.
O primeiro passo é o trabalhador solicitar à rede financeira responsável pelo financiamento SFI para utilizar o FGTS em amortizações, liquidações ou pagamento de parte do financiamento.
A solicitação passará por análises, uma vez que o imóvel deve seguir as condições básicas para o saque. Tendo tudo aprovado, o valor será debitado da conta do trabalhador destinada ao FGTS e encaminhado à instituição bancária responsável, e assim o pagamento será concluído.
Com tanta informação ficou fácil solicitar o uso do seu FGTS para quitar prestações de imóvel financiado pelo SFI, não é mesmo?
Mas, caso tenha alguma dúvida ou necessite de orientação sobre demais assuntos presentes no financiamento imobiliário, não hesite em nos contatar. Nossa equipe está pronta para auxiliar você!