0
Realize o sonho do seu segundo imóvel com o uso do FGTS

Você sabia que o FGTS pode ser utilizado para a compra do segundo imóvel?

Você já pensou em utilizar o seu FGTS para realizar a compra de um segundo imóvel? Bom, esse sonho pode se tornar realidade.

Mediante regras, os patrimônios imobiliários podem ser expandidos, basta segui-las e fazer o uso correto do saldo disponível no FGTS. Diante disso, ao longo deste artigo será possível compreender quais as exigências e se realmente vale a pena.

Continue acompanhando atentamente e saiba como tirar mais um sonho do papel. Boa leitura!

Confira as regras para utilizar o FGTS na hora de comprar o segundo imóvel

Desde julho de 2022 foi aprovado pelo Plenário da Câmara dos Deputados o uso do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para que a compra de um segundo imóvel possa acontecer.

Além disso, o Projeto de Lei nº 462/20 permite que as pessoas comprem outra casa ou apartamento por meio desse saldo. Contudo, assim como qualquer método para compra de um imóvel, algumas regras devem ser seguidas cuidadosamente, sendo elas:

  • Não ter um outro imóvel na mesma cidade: o comprador não pode ter outro imóvel, seja ele financiado ou quitado com o uso do FGTS, na mesma cidade da compra do segundo;

  • Intervalo entre utilização do saldo: quem já usou o saldo FGTS deve esperar pelo menos 3 anos para usá-lo novamente em uma compra imobiliária ou saque para outros fins;

  • Imóvel de uso residencial: o empreendimento precisa ser para uso residencial e próprio, ou seja, não se pode comprar imóveis comerciais ou terrenos sem construção com o uso do FGTS;

  • Trabalhar com conta ativa no FGTS: é fundamental que o trabalhador tenha ao menos 3 anos de trabalho mediante regime do FGTS, podendo ser períodos consecutivos ou não e em mais de uma empresa;

  • Possuir a documentação necessária: é obrigatório apresentar documentos, como comprovantes de renda, RG, CPF, extrato do FGTS, certidão de nascimento ou casamento, entre outros.

Sabendo que o FGTS pode ser utilizado para a compra do segundo imóvel e mediante as regras, ficou muito mais fácil, não é mesmo? 

No entanto, o uso também pode ser destinado para outras finalidades, como a compra de terrenos (lotes), imóveis na planta ou em construção, apartamentos ou casas já prontos para moradia.

Para que a aprovação do FGTS ocorra, as exigências devem ser seguidas, afinal, caso isso não seja cumprido corretamente, o sonho de ter um segundo imóvel pode não se realizar.

Afinal, vale a pena apostar no FGTS na compra de um segundo imóvel?

Decidir utilizar ou não o FGTS para a compra de um segundo imóvel deve ser um processo muito bem pensado, afinal, assim como todas as escolhas, essa também conta com vantagens e desvantagens. 

Diante disso, separamos alguns pontos para auxiliar você na hora de fazer a escolha que mais se adequa às suas necessidades.

Vantagens:

  • possibilidade de reduzir consideravelmente os custos da entrada do financiamento, por exemplo. Economia essa, capaz de deixar tudo mais acessível, permitindo até mesmo a compra de imóveis com valores mais altos;
  • diminuição do valor das parcelas mensais do financiamento, atingindo positivamente o fluxo de caixa mensal;
  • permite que o financiamento seja quitado de maneira mais rápida, afinal, terá menos juros acumulados com o passar do tempo;
  • um segundo imóvel pode definir oportunidades de investimentos, ou seja, pode ser um bem para aluguel, por exemplo, gerando renda e aumentando o patrimônio.

Desvantagens:

  • o saldo do FGTS é reduzido, podendo limitar a capacidade de utilizá-lo para emergências financeiras;
  • conta com restrição geográfica do imóvel, limite do valor de compra e inexistência do uso do SFH – condições responsáveis por limitar a compra;
  • a segurança financeira futura pode ser comprometida;
  • implica em custos de oportunidades, pois os recursos poderiam ir para outros investimentos com retornos mais altos e rápidos.

Portanto, entende-se que a possibilidade de utilizar o FGTS para comprar um segundo imóvel é uma excelente oportunidade de investimento e aumento do patrimônio, desde que as regras sejam seguidas e as desvantagens sejam compreendidas de forma clara.

Aqui, na ACSA, estamos prontos para auxiliar você durante todo o processo. Nós queremos e podemos orientá-lo para que a melhor escolha seja realizada.

Clique aqui e veja como nossa equipe pode se fazer presente na compra do seu segundo imóvel utilizando o FGTS!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

ATENDIMENTO
(11) 5225-8300
E-MAIL
andre.castilho@acsa.adv.br