O maior portfólio de bens que possuímos na vida é a nossa família. Em segundo lugar estão o nosso patrimônio, nossa empresa e nossos bens. É por isso que precisamos pensar no planejamento sucessório enquanto ainda temos tempo.

Uma das poucas certezas que temos na vida é que a morte é inevitável. Enquanto estamos vivos, nosso foco é sempre em trabalhar e prover o melhor para os membros da nossa família, construindo um patrimônio que possa mantê-los confortáveis e protegidos.

No entanto, nem sempre estaremos por aqui. Eventualmente, teremos de partir e deixaremos para trás todo o patrimônio conquistado e nossos familiares.

Por que não facilitar as coisas para nossos filhos, netos e outros descendentes? É para isso que serve o planejamento sucessório.

Esse procedimento jurídico é uma forma de elaborar estratégias para facilitar a divisão de bens do seu patrimônio de forma barata e eficiente, para que sua família pague o mínimo de impostos possíveis e possa usufruir melhor de tudo que você construiu.

Existem várias maneiras de pensar o seu planejamento sucessório para beneficiar os seus filhos e herdeiros. Uma das mais comuns é a utilização de uma Holding Familiar, que se constitui em várias empresas que receberão os benefícios, dos quais os seus herdeiros serão sócios. 

Uma das vantagens de utilizar esse sistema para transmitir os bens aos seus herdeiros é que sobrará mais para a sua família, já que a tributação é menor.

Além disso, o uso de uma Holding Familiar permite que você possa planejar exatamente como quer fazer a divisão dos seus bens, evitando brigas e conflitos depois que você morrer.

Outra forma de pensar o planejamento sucessório é pelo mecanismo de doações em vida com reserva de usufruto, o que mantém o bem para seu uso enquanto em vida, mas sendo propriedade do(s) seu(s) herdeiro(s).

Essa é uma estratégia interessante para quem tem bens imóveis e ainda mora neles, mas quer garantir a partilha de todas as casas e apartamentos para os filhos para que eles não precisem se preocupar com isso quando você falecer.

Seja qual for o melhor caminho para o seu caso, é importante ter um advogado especializado em planejamento sucessório ao seu lado para indicar como cuidar da sua herança da melhor maneira possível.

Você gostaria de garantir que tudo ficará bem com os seus herdeiros, mesmo depois que você não esteja mais aqui? Então preencha o formulário ao lado e saiba como podemos ajudar no seu planejamento sucessório!

ENTRE EM

CONTATO CONOSCO





André Castilho Advogados

NA MÍDIA

terra-300x200
infomoney-300x200 (1)