Saiba quais as regras e como aproveitar o FGTS no SFI da melhor maneira possível
O FGTS é uma importante ferramenta financeira para os trabalhadores, proporcionando suporte quando demitidos sem justa causa e principalmente oportunidades de investimentos, como no caso da casa própria.
Quando atrelado ao SFI, o FGTS se torna ainda mais complexo, permitindo aos trabalhadores financiamentos imobiliários mais flexíveis. Porém, para usufruir desses benefícios é fundamental compreender o assunto e principalmente as regras.
Ao longo deste conteúdo será possível compreender os pontos fundamentais para aproveitar ao máximo o financiamento imobiliário utilizando o FGTS no SFI. Continue acompanhando atentamente!
FGTS no SFI
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um fundo cujo objetivo é proteger os trabalhadores quando demitidos sem justa causa. Com depósitos mensais realizados pelo empregador, o empregado pode formar um patrimônio e ainda sacá-lo em ocasiões que sejam permitidas, como no caso de aquisição da casa própria.
Já o Sistema Financeiro Imobiliário (SFI) visa a promoção do financiamento imobiliário, sendo um sistema para financiamento de imóveis com regras mais flexíveis.
Quando se usa o FGTS no SFI, tem-se uma alternativa interessante para a aquisição de imóveis residenciais, isso porque o SFI atua com recursos próprios dos bancos junto a taxas liberadas. O acesso a essa modalidade exige que o trabalhador se enquadre nas regras estabelecidas para liberação.
De um modo geral, o uso do FGTS para financiamentos imobiliários no SFI é uma poderosa modalidade para aquisição de imóveis. Se houver um planejamento minucioso, é possível maximizar benefícios e conquistar o sonho da casa própria de maneira acessível, econômica e dentro dos termos legais.
Veja como maximizar o uso do FGTS no financiamento imobiliário por meio do SFI
Conseguir maximizar o uso do FGTS no SFI demanda planejamento, conhecimento de regras e as estratégias certas para utilizar todos os recursos de forma eficiente e correta.
A seguir, veja alguns pontos que podem auxiliar você na hora de aproveitar tudo o que tem direito mediante o financiamento imobiliário!
- 1º – Saiba quais as possibilidades disponíveis: esteja certo de todas as maneiras pelas quais deseja utilizar o FGTS no SFI, podendo ser para liquidar saldo devedor, reduzir o valor de parcelas ou como uma parte do pagamento total do imóvel.
- 2º – Planeje tudo antecipadamente: antes de fazer o uso do FGTS, planeje-se financeiramente de maneira detalhada a ponto de compreender como a decisão poderá afetar o seu orçamento a curto, médio ou longo prazo.
- 3º – Mantenha ativa suas contas do FGTS: se possível, mantenha um saldo relevante nas contas do FGTS, podendo ser por meio de contribuições contínuas ou a não utilização do valor.
- 4º – Mantenha-se atento às regras: as mudanças nas regras e nos limites do valor para o uso do FGTS contam com especificações, as quais podem ser atualizadas, fazendo com que seja necessário estar sempre atualizado diante de qualquer alteração.
- 5º – Tenha sempre o auxílio de um profissional: procure por orientação de especialistas em financiamentos imobiliários, assim, será possível ter ajuda para a tomada de decisões e viabilizar a melhor estratégia para maximizar o uso do FGTS no SFI.
Regras indispensáveis para utilizar o FGTS no financiamento imobiliário por meio do SFI
O uso do FGTS no financiamento imobiliário pelo SFI demanda que algumas regras estabelecidas pela legislação brasileira sejam cumpridas, o que permite que a instituição financeira seja consultada, visando analisar as condições específicas de cada caso, afinal podem surgir variações ou até mesmo requisitos extras.
Mas, de forma geral, as principais regras são:
- imóvel localizado em território nacional;
- imóvel destinado à moradia do titular do FGTS;
- comprador com no mínimo três anos de trabalho mediante o regime do FGTS;
- deve-se ter saldo disponível na conta vinculada ao FGTS;
De modo geral, as regras para usar o FGTS no SFI são superimportantes para garantir eficiência, segurança e justiça no uso dos recursos.
Assim, entende-se que o uso do FGTS no financiamento imobiliário por meio do SFI proporciona ótimas oportunidades para a aquisição da casa própria. Mas, como vimos ao longo deste artigo, para aproveitar ao máximo é preciso seguir regras e ter um planejamento cuidadoso.
Esperamos que este conteúdo tenha sido esclarecedor e possa sanar as suas dúvidas. Lembre-se que, ao fazer uma abordagem bem planejada, o sonho da casa própria pode sair do papel.
Mais conteúdos como este você encontra no nosso Blog, e, se precisar de ajuda, clique aqui e fale com a nossa equipe!