Você sabe quais as regras para financiar um imóvel?
Financiar imóveis é uma modalidade muito praticada pelas instituições financeiras, as quais concedem uma quantia ao consumidor, que realiza a aquisição do bem imóvel.
Aqueles que optam pelo SFI contam com maior prazo para pagamento e ainda a possibilidade de financiar imóveis de alto padrão.
Ao longo deste conteúdo iremos explicar sobre o financiamento feito pelo SFI e algumas regras importantes. Boa leitura!
Financiamento de imóvel pelo SFI
O SFI, Sistema de Financiamento Imobiliário, é um conjunto de normas utilizadas para a concessão de crédito destinado à aquisição, construção, reforma ou ampliação de imóveis.
Trata-se de um sistema essencial para o setor imobiliário, principalmente por facilitar o acesso ao financiamento para pessoas físicas e jurídicas. Além disso, o imóvel adquirido pode ser utilizado para atividades com fins comerciais ou residenciais.
Quando se trata do financiamento de imóveis, o SFI é uma das melhores e mais utilizadas modalidades. O processo ocorre mediante o seguinte passo a passo:
- escolha do imóvel;
- avaliação de crédito;
- separação de documentação;
- análise de crédito e aprovação;
- avaliação do imóvel;
- assinatura de contrato;
- registro em cartório;
- liberação do crédito.
Outro ponto importante ao optar pelo SFI, é a possibilidade de financiamentos mais longos, taxas de juros competitivas quando comparadas às demais formas de crédito, e uma maior facilidade para ter acesso ao crédito imobiliário.
Ou seja, o SFI é sem dúvida uma excelente opção de financiamento, sem esquecer da sua estrutura regulamentada, o que gera mais segurança aos compradores e também às instituições financeiras.
Principais características do SFI
O Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI) visa tornar o crédito imobiliário mais flexível. Assim, é composto por investimentos privados, sejam eles de pessoas físicas, empresas ou bancos.
Desse modo, algumas características tornam o SFI ainda mais importante, sendo elas:
- Atendimento para pessoas jurídicas: o SFI pode ser contratado tanto por pessoas físicas quanto por pessoas jurídicas;
- Valores de imóveis mais flexíveis: as taxas, os prazos e o vencimento do financiamento são realizados sob medida para cada caso;
- Utilização da alienação fiduciária: o bem adquirido é usado como garantia para o pagamento das parcelas acordadas até a finalização do empréstimo;
- Imóveis com valor elevado: o SFI permite o financiamento de imóveis a partir de R$1,5 milhão, considerados de alto padrão;
- Análise de crédito personalizada: o SFI faz com que as instituições financeiras analisem o crédito de forma personalizada, sempre considerando as características, necessidades e possibilidade dos pagamentos;
- Negociações diretas: pode-se negociar diretamente com as instituições financeiras, possibilitando as melhores condições de financiamento;
- Não tem limite de comprometimento de renda: com o SFI existe a possibilidade de escolher as parcelas mais altas a fim de reduzir o tempo do financiamento, até mesmo podendo ultrapassar os 30% dos rendimentos;
- Amplo financiamento: é permitido o financiamento de até 90% do valor do imóvel, o que, teoricamente, facilita a realização do sonho da casa própria;
- Financiamentos mais longos: os prazos estabelecidos para pagamento podem ser de até 420 meses (35 anos), o que gera mais tranquilidade durante a quitação das parcelas.
De modo geral, o SFI promove vantagens importantes para quem deseja tirar do papel o sonho da casa própria, fornecendo opções que se adaptam ao orçamento e às necessidades de cada pessoa de maneira única.
Confira as regras para financiar um imóvel pelo SFI
Financiar um imóvel pelo SFI pode ser um processo simples, isso porque não demanda regras específicas, mas sim alguns pontos que devem ser considerados a fim de garantir a segurança e a transparência dos processos para todas as partes envolvidas, ou seja:
- ser maior de 18 anos;
- comprovar a renda (holerites, declaração do IR, extratos bancários);
- estar com o CPF regularizado.
Além disso, devem ser considerados os aspectos descritos a seguir!
Elegibilidade do imóvel
O imóvel precisa estar regularizado e sem pendências jurídicas, podendo ser novo, usado, residencial ou comercial. Além disso, é necessário realizar a avaliação do imóvel a fim de garantir que o valor de mercado se enquadra com o valor do financiamento.
Perfil do comprador
Para adquirir um financiamento por meio do SFI, o comprador precisa comprovar a capacidade de pagamento, considerando que pode ser pessoa física ou jurídica e o seu histórico de crédito será avaliado. Só assim, pode-se ter uma aprovação do financiamento.
Documentos obrigatórios:
- documento de identificação original e com foto (RG, CNH, passaporte);
- CPF;
- certidão de casamento ou de união estável (quando casado);
- certidão de nascimento (quando solteiro);
- comprovante de residência;
- certidão negativa de débitos referente a tributos federais;
- extrato do FGTS (caso queira utilizar o saldo).
Assim, entende-se que o SFI é uma excelente opção para comprar um imóvel próprio com as melhores condições de financiamento.
Esperamos que este conteúdo tenha sido esclarecedor, mas, se tiver alguma dúvida, não hesite em nos contatar. Clique aqui e fale com a nossa equipe de especialistas!