Saiba como o FGTS pode amortizar suas parcelas do financiamento imobiliário
O FGTS é um benefício importante para os trabalhadores, podendo ser uma excelente estratégia para auxiliar na amortização das parcelas do financiamento, tornando o sonho da casa própria cada vez mais real.
Apostar no FGTS promove oportunidades significativas para os trabalhadores, afinal, pode-se reduzir o saldo devedor e até mesmo diminuir o prazo total do financiamento, incluindo o SFI.
Ao longo deste conteúdo iremos compreender mais sobre esse assunto tão importante, incluindo o uso do FGTS para a amortização das parcelas de financiamento no SFI. Incrível, não é mesmo? Siga a leitura atentamente e saiba tudo sobre o assunto!
O que é amortização de parcelas de financiamento imobiliário?
A amortização, nada mais é do que a redução do valor de uma dívida até que ela seja totalmente paga. Mas, quando se trata de financiamentos, a amortização atua de uma outra forma, isso porque ela pode significar a antecipação das parcelas.
Ou seja, no financiamento imobiliário, a amortização faz com que as parcelas do débito sejam pagas com mais rapidez, assim, quanto mais parcelas forem antecipadas, maiores serão os descontos do financiamento.
A boa notícia é que o FGTS pode ser utilizado para quitar por completo ou amortizar as parcelas do financiamento no Sistema Financeiro Imobiliário, o SFI.
Para o uso do FGTS no SFI, é necessário se adequar às condições e regras estipuladas, as quais destacam-se:
- ter no mínimo três anos de trabalho registrado em carteira;
- não ter outro financiamento ativo no SFI ou SFH;
- optar por um imóvel avaliado em até R$1,5 milhão.
É fundamental entender que o uso do FGTS não é aprovado para os seguintes casos:
- imóveis comerciais ou rurais;
- reformas ou ampliação do imóvel;
- compra de terrenos sem construção ao mesmo tempo do financiamento;
- compra de materiais para construção;
- imóveis para familiares dependentes ou outras pessoas.
Vantagens do uso do FGTS no SFI com relação à amortização
O uso do FGTS no SFI para amortizar parcelas de financiamento é uma estratégia muito utilizada por trabalhadores que atuam no regime de carteira assinada.
Sendo assim, os compradores contam com inúmeras vantagens, como:
- Facilidade na hora de ter a casa própria: o FGTS na amortização proporciona aos trabalhadores uma maneira de quitar as parcelas de forma mais rápida;
- Diminuição de custos: com a possibilidade de amortizar ou até mesmo quitar o saldo total, o financiamento acaba tendo descontos nas parcelas;
- Controle financeiro: o FGTS, usado para o pagamento das parcelas, promove mais flexibilidade financeira e uma melhor organização do orçamento mensal.
Sendo assim, trata-se de um grande auxílio na hora de reduzir valores das parcelas do financiamento, deixando-as mais acessíveis e podendo ser quitadas em menos tempo.
Utilize o FGTS para amortizar as parcelas do financiamento imobiliário no SFI
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pode ser utilizado para amortizar as parcelas do financiamento imobiliário no SFI.
Com o intuito de reduzir o saldo devedor, o valor das parcelas e até mesmo o prazo do financiamento, o FGTS pode pagar até 80% do valor das prestações em um período de no máximo 12 meses consecutivos.
A liberação do FGTS para amortizar as parcelas do financiamento no SFI não acontece de maneira automática, podendo inclusive não ser aprovada. Muitas vezes é necessário solicitar esse direito por meio de processos judiciais.
Mas, para evitar esse tipo de problema, é fundamental contratar um escritório especializado em Direito Imobiliário, já que esses profissionais saberão o que pode ser feito em cada caso.
Sendo assim, se você tem um financiamento imobiliário pelo SFI e quer amortizar parcelas com o seu FGTS, fale com a nossa equipe. Estamos prontos para analisar o seu caso e encontrar a melhor solução!