Veja como é possível quitar parcelas do SFI com o uso do FGTS
O FGTS funciona como um instrumento capaz de reduzir ou eliminar as prestações de financiamento do Sistema Financeiro Imobiliário (SFI). Você sabia dessa possibilidade?
O SFI é um sistema mais simples e, portanto, capaz de financiar imóveis de valores mais elevados que o SFH.
Durante a leitura deste artigo, será possível entender o que é SFI e ainda como utilizar o FGTS na hora de quitar as parcelas. Acompanhe com atenção!
Sistema Financeiro Imobiliário (SFI)
Criado em 1997 pela Lei nº 9.514, o Sistema Financeiro Imobiliário (SFI) visa ampliar as alternativas de financiamento imobiliário, ou seja, dá oportunidade para quem deseja realizar a compra de um imóvel de valores elevados, por exemplo.
As taxas de juros do SFI são definidas pelo governo, mas elas são negociadas diretamente entre o banco e o cliente, tratando-se de um método que permite personalizar as condições, conforme a capacidade financeira e o desejo do comprador.
A diferença entre as duas modalidades de financiamento é que no SFH o valor do imóvel é limitado em R$1,5 milhão, enquanto que no SFI esse valor pode ser ultrapassado.
Uso do FGTS na hora de quitar parcelas do SFI
A partir do momento que se tem um financiamento no SFI, o saldo do FGTS pode ser utilizado para amortizar ou quitar o saldo devedor das parcelas do financiamento.
Existem três principais maneiras de utilizar o FGTS na hora de quitar as parcelas do SFI, conforme listamos a seguir!
1ª – Amortização do saldo devedor
O saldo do FGTS pode ser utilizado para amortizar o saldo devedor do financiamento, diminuindo assim o valor total da dívida total. Dessa forma, o trabalhador diminui a quantidade dos valores que ainda tem a pagar e, portanto, tem um menor valor a ser pago nas outras parcelas e no prazo final de amortização.
2ª – Pagamento de uma parte das parcelas
De acordo com as normas do uso do FGTS no SFI, o trabalhador pode utilizar o saldo do FGTS para quitar até 80% do valor das prestações dentro de um intervalo de 12 (doze) meses consecutivos.
O uso do FGTS também é interessante em períodos de restrição financeira, comum quando ocorre um corte temporário da renda do trabalhador.
3ª – Quitação total do saldo devedor
Além da amortização ou pagamento das prestações, pode-se usar o FGTS no SFI para o pagamento total do saldo devedor. É apenas necessário que o saldo devedor seja menor que o saldo disponível no FGTS para que o trabalhador consiga quitar a dívida de uma só vez.
Solicite o uso do FGTS no SFI
Para solicitar o uso do FGTS para abater as parcelas ou quitar o valor total no SFI, o trabalhador deve se dirigir até o banco que realizou o financiamento e solicitar a sua utilização.
Após essa solicitação, o trabalhador deve apresentar alguns documentos, como carteira de trabalho, extrato do FGTS e comprovante de residência, observado, eventualmente, os procedimentos da instituição financeira.
Assim, percebe-se que o FGTS pode ser um grande aliado na hora de quitar parcelas ou reduzir o saldo devedor de um financiamento imobiliário no Sistema Financeiro da Habitação (SFI).
Seja para amortização de dívidas, para pagar parte das prestações ou mesmo para quitar todo o financiamento, o FGTS proporciona também maior flexibilidade financeira facilitando a realização do sonho da casa própria.
Se você possui saldo no FGTS e deseja quitar parcelas do SFI, clique aqui, fale com a nossa equipe e melhore ainda mais o pagamento do seu financiamento!