0
Regras que você precisa saber sobre o uso do FGTS no SFI

Uso do FGTS no SFI: conheça todas as regras

Muitas pessoas ainda não sabem, mas o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) vai além de uma alternativa destinada para os colaboradores em situação de demissão sem justa causa, entre outros momentos importantes da vida.

Um desses momentos é a compra da casa própria, na qual o FGTS apresenta inúmeras possibilidades, principalmente diante da sua utilização no Sistema Financeiro Imobiliário (SFI).

Neste conteúdo, iremos entender mais a fundo como o FGTS pode ser utilizado no SFI para financiamento imobiliário, sem esquecer das regras e das condições associadas nessa estratégia. Boa leitura!

Confira as regras para utilizar o FGTS no SFI

O FGTS pode ser utilizado no SFI, mas para isso deve seguir algumas regras e condições específicas.

Para entender como essa utilização ocorre, é de suma importância compreender as regras gerais para utilização desse fundo mediante o financiamento imobiliário.

Sendo assim, as condições são:

  • Tempo de trabalho: o trabalhador precisa ter no mínimo três anos de trabalho no regime do FGTS, tempo esse que pode ou não ser contínuo. Isso quer dizer que, mesmo que o trabalhador tenha ficado algum tempo sem carteira assinada, ele pode somar os tempos anteriores até cumprir esse requisito;
  • Imóvel residencial: o FGTS só poderá ser utilizado para a compra de imóveis residenciais, isto é, não é permitido utilizá-lo para a compra de imóveis comerciais ou terrenos sem edificações;
  • Primeira moradia: o imóvel que será adquirido com o FGTS, precisa ser a primeira moradia do trabalhador, assim, ele não pode ser proprietário de outro imóvel residencial na mesma cidade ou região que deseja adquirir o novo bem;
  • Localização: o imóvel precisa ser localizado no município onde o trabalhador exerce a sua atividade laboral há pelo menos um ano;
  • Valor do imóvel: no SFI não tem restrição de valor, porém, o imóvel deve ser residencial e cumprir os demais requisitos exigidos para o uso do FGTS.

Uso do FGTS no SFI

Além das regras citadas acima, é importante saber que o SFI tem condições de financiamento mais flexíveis. Sendo assim, o trabalhador pode utilizar o saldo do FGTS para abater parte do valor da entrada do imóvel financiado. Nesse caso, o valor do FGTS será descontado no momento da compra, parcelando o valor que será financiado.

Além da sua utilização para a entrada, o saldo da conta também pode servir para amortizar o saldo devedor do financiamento, permitindo que o trabalhador utilize o FGTS na hora de reduzir o valor das parcelas ou, ainda, o prazo do financiamento.

Outra possibilidade é o uso para o pagamento de prestações do financiamento, permitindo que o trabalhador possa utilizar o saldo do FGTS para pagar até 80% do valor das prestações durante um período de 12 (doze) meses consecutivos.

Ademais, o uso do FGTS no SFI é uma alternativa viável e vantajosa para aqueles que querem adquirir imóveis residenciais, considerando que as condições tornam a estratégia mais atrativa, basta que as regras sejam sempre seguidas.

Está pensando em comprar um imóvel e tem saldo no FGTS? Então, é válido considerar o uso dessa modalidade no SFI. Clique aqui, fale com nosso time e saiba como podemos  ajudar você a realizar o sonho da casa própria!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

ATENDIMENTO
(11) 5225-8300
E-MAIL
andre.castilho@acsa.adv.br