Utilize o FGTS no financiamento SFI
O Sistema Financeiro Imobiliário (SFI) vem ganhando cada vez mais relevância no setor imobiliário, sendo uma boa alternativa para quem quer adquirir uma moradia.
Uma das vantagens dessa modalidade é a possibilidade de utilizar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) em operações do SFI — uma opção capaz de fazer a diferença para muitas pessoas que sonham com a casa própria.
Neste conteúdo iremos compreender a importância do uso do FGTS no SFI, suas condições e muito mais. Boa leitura!
FGTS no SFI: entenda a importância
O uso do FGTS no SFI é de extrema importância, afinal, é uma oportunidade estratégica para aqueles que desejam adquirir imóveis fora dos limites do SFH, já que fazer o uso do fundo de garantia torna-se um verdadeiro apoio financeiro. Além disso, algumas dicas podem ser essenciais para utilizar o FGTS no SFI, como:
- Analisar os requisitos: antes de tudo, tenha certeza de que você se enquadra nas regras para o uso do FGTS, incluindo tempo de contribuição e o tipo do imóvel a ser adquirido.
- Definir os seus objetivos: o FGTS pode ser utilizado para dar entrada, quitar, ou abater o saldo devedor, então, escolha a opção que mais se adequa às suas necessidades.
- Tenha os documentos em dia: mantenha a documentação atualizada, acelerando o processo e evitando atrasos; além disso, atente-se aos prazos e regras do SFI.
É importante salientar que o uso do FGTS pode ser utilizado para amortizar parcelas ou salvar dívidas, dando ao comprador mais previsibilidade de um planejamento a longo prazo.
Saiba como o FGTS pode ser utilizado no SFI
O FGTS é um direito dos trabalhadores com carteira assinada, atuando como uma espécie de poupança compulsória que pode ser acessada em determinadas situações, como demissões sem justa causa, aposentadoria ou a compra de um imóvel.
Assim, a utilização do FGTS em um financiamento imobiliário como o SFI deve seguir algumas condições fundamentais, as quais se destacam:
- Imóvel residencial: o FGTS só poderá ser utilizado para a aquisição de imóveis residenciais urbanos, ou seja, não pode ser utilizado para a compra de imóveis comerciais.
- Uso habitacional: o imóvel adquirido deve ser destinado para a moradia do trabalhador, sendo vedada a sua utilização para fins de investimento ou aluguel.
- Três anos de FGTS: é necessário que o trabalhador tenha no mínimo três anos de contribuição ao FGTS, consecutivos ou não, e podendo ser em mais de uma empresa.
- Ausência de imóvel no nome do trabalhador: o trabalhador não pode ser dono de outro imóvel residencial na mesma cidade onde deseja comprar o novo imóvel.
- Adimplência no financiamento: para aqueles que desejam utilizar o FGTS a fim de amortizar ou quitar parcelas de um financiamento em andamento é fundamental estar em dia com as prestações.
Utilize o FGTS no SFI
Mesmo que o uso do FGTS no SFI ainda não seja tão popular quanto o do SFH, é uma opção viável e que demanda planejamento. O primeiro passo é analisar o contrato de financiamento, considerando que ele deve atender às regras do FGTS.
Algumas instituições financeiras já atuam com cláusulas que permitem o uso do FGTS; já outras, podem exigir pequenos ajustes no contrato.
O próximo passo é reunir a documentação necessária obrigatória, o que inclui:
- extrato atualizado do FGTS;
- documentos pessoais (comprovante de residência, RG e CPF);
- contrato do financiamento;
- documentos do imóvel (matrícula e certidão negativa de ônus).
Tendo toda documentação em mãos, é hora de solicitar a autorização para o uso do FGTS, em conjunto com a instituição financeira responsável pelo financiamento. O banco deverá fazer uma análise na documentação e, se tudo estiver de acordo, liberar os valores do FGTS para que a compra do imóvel seja concedida.
Assim, pode-se entender que o uso do FGTS no financiamento SFI é uma poderosa estratégia para quem deseja adquirir e até mesmo quitar um imóvel. No entanto, é fundamental se atentar às regras e condições estabelecidas, sem esquecer de um planejamento financeiro bem realizado.
Caso você esteja considerando essa possibilidade, avalie as opções disponíveis no mercado e procure por orientação confiável.
Clique aqui e fale com a nossa equipe. Acreditamos que, com as ferramentas certas, o sonho da casa própria pode sair do papel mais rápido do que você imagina!