Pontos importantes que você precisa saber sobre o SFI
O Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI) é, sem dúvida, umas das principais ferramentas utilizadas para viabilizar o acesso à casa própria em território nacional, principalmente por se tratar de um cenário em que a demanda pelo crédito imobiliário acaba sendo alta, sem esquecer da necessidade de opções diversificadas.
Criado pela Lei nº 9.514/1997, o SFI surge como uma boa alternativa perante o SFH, proporcionando condições diferenciadas e ampliando o acesso ao crédito para imóveis com valores mais elevados.
Ao longo deste conteúdo iremos compreender mais sobre o SFI e listaremos alguns pontos que você precisa saber quando se trata do SFI. Boa leitura!
Entenda o SFI
De forma bem simples, o SFI é um sistema que foi criado para estimular o mercado de crédito imobiliário, atendendo principalmente financiamentos que não se encaixam nas regras do Sistema Financeiro da Habitação (SFH).
Por trabalhar com recursos de mercado, o SFI não possui limites de valores para a compra dos imóveis. Sendo assim, é indicado para aqueles que querem adquirir imóveis comerciais ou para moradia de maior valor.
Um ponto importante do SFI é a utilização da alienação fiduciária como principal forma de garantia. Nesse modelo, o imóvel que é financiado segue registrado no nome do credor até que a dívida seja paga totalmente.
Isso quer dizer que, em casos de inadimplência, o processo de retomada do bem é mais rápido e carrega menos burocracia, o que gera mais segurança para as instituições financeiras.
Vale lembrar que o SFI não depende exclusivamente dos recursos do FGTS ou da poupança, tendo como base captações realizadas pelas instituições financeiras no mercado, como as emissões de títulos de crédito imobiliário. Garantindo, dessa forma, uma maior flexibilidade e volume de recursos para os financiamentos.
Pontos importantes sobre o SFI
Com foco em facilitar a concessão de crédito e o financiamento de imóveis, o SFI vem incentivando o financiamento do mercado imobiliário, promovendo maior acessibilidade para a aquisição de imóveis comerciais ou para moradia.
Assim, destacamos a seguir os pontos principais do SFI!
Sem limite de valor para financiamento
Diferentemente do SFH, o SFI permite o financiamento de imóveis de qualquer valor, tratando-se de uma modalidade ideal para aqueles que estão em busca de propriedades de alto padrão.
Flexibilidade mediante o perfil do comprador
O SFI é visto como uma excelente opção para quem não se enquadra nos requisitos tradicionais obrigatórios do SFH.
Captação de recursos diferenciada
No SFI, faz-se o uso de investimentos privados, garantindo uma maior diversificação nas fontes de crédito.
Taxas negociáveis
No SFI, é possível negociar diretamente com a instituição financeira, uma forma de encontrar soluções que irão se ajustar ao bolso do comprador.
Incentivo ao mercado privado
Reduzir a dependência de recursos públicos no financiamento imobiliário, incentivando uma participação do setor privado.
Maior aplicabilidade
Além dos imóveis residenciais, o SFI permite a compra de imóveis comerciais, ampliando as possibilidades e atendendo às necessidades de cada pessoa.
Garantias e alienação fiduciária
Utiliza a alienação fiduciária como garantia, assim, o imóvel é registrado no nome do comprador, mas, a propriedade plena só é consolidada mediante o pagamento do financiamento.
Securitização
O SFI conta com a securitização de recebíveis imobiliários, transformando créditos imobiliários em títulos negociáveis, consequentemente ampliando a oferta de recursos para o mercado.
Ademais, o SFI é essencial para quem busca um financiamento imobiliário fora dos parâmetros tradicionais do SFH. Devido a sua capacidade de atender nichos específicos do mercado, o SFI tem um papel essencial no crescimento do meio imobiliário no país.
Contudo, é fundamental avaliar as condições de financiamento, compreendendo os custos envolvidos antes de optar pela modalidade. Mediante um planejamento financeiro bem realizado, o SFI pode ser uma eficaz solução na hora de adquirir ou investir em imóveis.
Esperamos que este conteúdo tenha sido esclarecedor. Mais como este você encontra no nosso Blog. Caso tenha qualquer dúvida, fale com a nossa equipe de especialistas no assunto clicando aqui!