0
Entenda a flexibilidade do SFI mediante financiamentos imobiliários

Entenda por que o SFI é mais flexível do que os demais modelos de financiamento

O SFI oferece uma flexibilidade única no mercado, diferentemente de outros modelos, por exemplo, já que não impõe limites no valor do imóvel financiado.

A modalidade permite que imóveis mais simples e propriedades de alto padrão sejam conquistadas, ampliando as opções para aqueles que querem personalizar o financiamento.

Visando tornar o financiamento imobiliário mais acessível, o SFI pode aumentar a flexibilidade das operações no mercado de crédito, sendo uma alternativa viável para todos os envolvidos. 

Neste conteúdo, iremos entender o motivo da modalidade ser tão flexível. Boa leitura!

O SFI

O Sistema Financeiro Imobiliário (SFI) foi instituído em 1997 pela Lei nº 9.514/97, tendo como objetivo organizar as operações de crédito imobiliário no Brasil, diferenciando-se de outros sistemas, haja vista não ser restrito a um único agente financeiro.

O SFI permite que diferentes instituições financeiras atuem no financiamento imobiliário, oferecendo opções mais vantajosas para os consumidores.

Vale lembrar que o SFI não depende diretamente do saldo das contas de poupança, o que normalmente ocorre em outros modelos de financiamento, tornando-o assim mais flexível e adaptável às mudanças.

Entenda a flexibilidade presente no SFI

A principal característica que faz com que o SFI seja mais flexível do que os demais modelos de financiamento é a sua capacidade em se adaptar aos mais variados cenários econômicos e também às necessidades dos consumidores.

Vejamos a seguir os principais aspectos dessa flexibilidade!

Variedade de fontes e recursos

Muitos modelos dependem da captação de recursos de contas poupança, mas, o SFI permite que os recursos sejam de diversas fontes, incluindo o mercado de capitais. Sendo assim, os bancos e instituições financeiras passam a ter mais liberdade na hora de escolher as fontes de financiamento.

Ausência do vínculo de poupança

O SFI permite que o crédito seja propagado por diferentes formas de ativos, o que inclui os Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs) e as Letras Imobiliárias (LIs), oferecendo mais liberdade para as instituições financeiras estabelecerem taxas de juros e as condições de pagamento.

Flexibilidade nas condições de financiamento

A capacidade em oferecer condições de financiamento mais variáveis também torna o SFI mais flexível, uma vez que pessoas físicas e jurídicas podem adquirir empréstimos com condições que se adequem ao seu perfil e necessidades, o que amplia o acesso ao crédito imobiliário.

Mais segurança para os investidores

A segurança também é um ponto de grande importância. Com isso, o sistema permite que os investidores tenham acesso a um número maior de instrumentos financeiros, oferecendo mais proteção para aqueles que desejam aplicar os seus recursos.

Além disso, as operações de crédito que ocorrem dentro do SFI são regulamentadas pelos órgãos fiscalizadores, garantindo a segurança das operações.

Ajustes mediante as necessidades do mercado

O SFI é um modelo que autoriza ajustes contínuos, indo de acordo com as mudanças do mercado. Isso faz com que o sistema seja mais ágil e capaz de se ajustar às mudanças econômicas e financeiras sem dificuldade em se adaptar aos novos cenários.

A flexibilidade do SFI no mercado imobiliário

Como vimos, a flexibilidade do SFI impacta significativamente no mercado imobiliário, permitindo um maior acesso ao crédito, contribuindo para a criação de condições mais desenvolvidas mediante a compra e o financiamento de imóveis.

Diante da possibilidade de se adaptar às necessidades dos clientes, o SFI tem potencial para estimular o crescimento do setor imobiliário, facilitar o acesso à casa própria e gerar mais oportunidades no mercado.

Esses pontos são possíveis, tendo em vista que o SFI possui taxas de juros que podem ser negociadas diretamente com as instituições financeiras, permitindo que as condições se ajustem à realidade do comprador. Além disso, pode ser uma modalidade utilizada para imóveis residenciais e comerciais, aumentando o seu alcance no mercado imobiliário.

Ademais, entende-se que o SFI se destaca por essa flexibilidade, permitindo uma adaptação mais eficiente mediante as necessidades do mercado financeiro e imobiliário.

Como resultado, tem-se uma alternativa mais flexível quando comparada aos demais modelos de financiamento, proporcionando oportunidade para que o sonho da casa própria saia do papel.

Esperamos que este conteúdo tenha sido esclarecedor. Para saber ainda mais sobre as possibilidades do SFI, e se ele é a solução ideal para o seu financiamento, clique aqui e fale com nosso time de especialistas!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

ATENDIMENTO
(11) 5225-8300
E-MAIL
andre.castilho@acsa.adv.br