Está com o saldo do FGTS parado? Saiba como conquistar o imóvel próprio no SFI
Você tem saldo parado no FGTS e sonha com a casa própria? Saiba que é possível transformar esse sonho em realidade.
O FGTS sem uso pode ser uma excelente alternativa para financiar um imóvel pelo SFI, possibilitando sua utilização, como entrada para aquisição do imóvel, redução de saldo devedor e diminuição dos valores das parcelas, deixando portanto o seu financiamento mais acessível.
Ao longo deste conteúdo você vai entender como utilizar o FGTS para a compra de um imóvel pelo SFI, as vantagens de optar pela modalidade e muito mais. Tenha uma excelente leitura!
Uso do FGTS no SFI
O uso do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) no Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI) ainda gera muitas dúvidas. Isso porque o FGTS é comumente utilizado no SFH, que nada mais é do que um sistema voltado para a habitação popular e o financiamento com condições mais restritivas.
Contudo, o FGTS pode ser utilizado diretamente no SFI para amortizar o saldo devedor do financiamento, por exemplo.
Além disso, possibilita a negociação de condições especiais para compras à vista, utilizando o FGTS como parte do pagamento. Vale lembrar que o SFI permite uma maior flexibilidade na negociação, com condições mais atrativas no momento da aquisição de imóveis de alto padrão ou para investimento.
Saiba como utilizar o FGTS no SFI para a compra de um imóvel
A utilização do FGTS para a aquisição de um imóvel no SFI demanda alguns passos importantes, sendo eles:
- ter pelo menos três anos de trabalho sob o regime do FGTS;
- não ter outro imóvel residencial no mesmo município onde pretende realizar a compra;
- o imóvel precisa ser para moradia própria, com exceção nos casos de investimentos, indo de acordo com a política do banco ou instituição financeira responsável pelo financiamento.
Além disso, é preciso acessar o aplicativo do FGTS para verificar o saldo disponível, e, caso positivo, entrar em contato com o banco ou instituição financeira, uma vez que alguns já oferecem programas para a amortização de parte da dívida do financiamento no SFI por meio do FGTS.
Por fim, basta apresentar os documentos necessários para que sejam analisados e a utilização do saldo autorizada de acordo com as regras.
Vantagens em utilizar o SFI
É fundamental compreender que o SFI conta com algumas vantagens que podem tornar esse tipo de financiamento ainda mais atrativo — tudo depende do perfil do comprador. Portanto, as vantagens do SFI ficam por conta de:
- Maior flexibilidade na escolha do imóvel: o SFI permite a compra de imóveis sem limite de valores.
- Menor burocracia: as regras presentes no SFI são mais flexíveis, o que torna o processo de compra mais rápido.
- Possibilidade de realizar financiamentos maiores: no SFI o limite estabelecido é maior, principalmente quando comparado com o SFH.
- Negociação direta com o banco: as taxas de juros podem ser negociadas diretamente entre o comprador e a instituição financeira, permitindo assim, condições personalizadas.
Ademais, se você tem um saldo parado no FGTS e quer adquirir um imóvel, o SFI pode ser a melhor alternativa. Com planejamento e informação, esse saldo pode se tornar um investimento seguro e valioso no futuro.
Portanto, aproveitar o FGTS parado pode acelerar a conquista da casa própria sem que o seu orçamento seja comprometido por completo. Não deixe o saldo do seu FGTS parado
Fale com nosso time de especialistas, veja se você atende aos requisitos e tire esse sonho do papel. Nós podemos ajudar você a encontrar o melhor caminho para o seu financiamento imobiliário.