Saiba como reduzir o tempo do seu financiamento utilizando o SFI
Conquistar um imóvel próprio é o sonho de milhares de pessoas, podendo ser um dos compromissos financeiros mais longos da vida.
Muitos enxergam o financiamento imobiliário como a forma mais viável para realizar essa conquista, e entre as modalidades presentes no mercado, o SFI vem ganhando destaque. Isso ocorre por conta da sua flexibilidade e acessibilidade.
Contudo, pouco se fala sobre a possibilidade de reduzir consideravelmente o tempo do financiamento por meio de estratégias simples e eficazes. Ao longo deste conteúdo será possível entender como o SFI funciona e ainda quais as maneiras de encurtar o prazo total da dívida.
Tenha uma excelente leitura!
Entenda como o SFI pode ser vantajoso
O Sistema de Financiamento Imobiliário, popularmente conhecido por SFI, tem como objetivo ampliar as opções de crédito para a aquisição de imóveis em território brasileiro.
Além de ser uma modalidade flexível, com a possibilidade de atender aquisições de imóveis de valores mais altos, o SFI conta com vantagens que podem acelerar a quitação do financiamento, como:
- Taxas de juros mais competitivas: o SFI não está limitado às regras do SFH, proporcionando mais espaço para que as taxas sejam negociadas.
- Prazo flexível: o mutuário consegue escolher prazos maiores ou menores, sempre indo de acordo com a sua capacidade em realizar os pagamentos.
- Possibilidade de amortizar as taxas: o sistema permite que o contratante faça pagamentos adicionais, reduzindo o saldo devedor ou o prazo do contrato.
Reduza o tempo do seu financiamento utilizando o SFI
Como foi possível entender até aqui, o SFI permite uma redução significativa do tempo do financiamento. Mas, para que essa ação dê certo, é fundamental que o comprador se atente a estratégias práticas.
Assim, a redução do tempo do seu financiamento imobiliário pelo SFI pode ocorrer por meio de alguns pontos, conforme destacamos a seguir!
Amortização extraordinária
Fazer pagamentos adicionais ao valor das parcelas pode ser considerado uma forma de diminuir o saldo devedor, assim como o prazo do financiamento. Considerando o fato de que esses pagamentos não sofrem incidência de juros futuros, isso garante uma economia significativa ao longo do tempo.
Uso do FGTS
Pode-se utilizar o saldo do FGTS para amortizar ou quitar as parcelas no SFI. A opção pode ser realizada a cada dois anos, mas, para isso, alguns requisitos legais precisam ser cumpridos, como possuir três anos de trabalho no regime do FGTS, por exemplo
Negociação direta com a instituição financeira
O SFI proporciona flexibilidade na negociação, podendo assim negociar diretamente com o banco, o que acarreta em ajustes nas condições de financiamento. Além disso, quando o comprador opta por parcelas mais altas, mesmo que ultrapassem os 30% da sua renda, é possível reduzir ainda mais o tempo total do financiamento.
Não atrasar os pagamentos e manter o nome limpo
Mesmo que pareça um ponto óbvio, o atraso das parcelas pode aumentar o custo total do financiamento, impactando a sua capacidade de realizar negociações futuras. É importante ainda manter o nome limpo e ter uma boa pontuação de crédito. Assim, caso seja necessário, torna-se mais fácil buscar por novas condições ou uma renegociação do financiamento com as melhores taxas do mercado.
Ao realizar amortizações, é possível também escolher entre a redução do valor das parcelas ou o prazo do financiamento.
Portanto, o SFI é uma excelente alternativa de crédito para aqueles que desejam adquirir imóveis de maior valor ou com condições ainda mais flexíveis.
Sendo assim, antes de tomar qualquer decisão, consulte um especialista no assunto, já que o auxílio profissional no momento de avaliar qual a estratégia que mais se enquadra às suas necessidades, é de extrema importância.
Esperamos que este conteúdo tenha sido esclarecedor. Mais como este você encontra acessando o nosso Blog.
Mediante qualquer dúvida não hesite em nos contatar, bastando para isso clicar aqui e falar com um dos nossos profissionais.