0
Saiba porque contratar um advogado para comprar imóvel

Por que contratar advogado para comprar imóvel?

Você já pensou na possibilidade de contratar advogado para comprar imóvel? Na verdade, essa é uma das últimas coisas em que pensamos quando vamos adquirir uma casa ou apartamento, não é mesmo?

No entanto, é importante pensar em contratar um advogado antes de fechar negócio para não se arrepender depois. Infelizmente, existem muitos casos em que o sonho de ter uma casa própria se torna um pesadelo (isso quando não é anulado completamente).

Se você ainda está indeciso se deve ou não contratar advogado para comprar imóvel, siga a leitura para descobrir os motivos para tomar essa decisão.

Verificar documentação do imóvel comprado

Você sabe quais são os documentos necessários para comprar um imóvel? Da sua parte, será preciso apresentar alguns, como RG, CPF, além da Certidão de Casamento (caso seja casado) e outros itens. Se for financiar, terá de apresentar holerite ou comprovante de renda equivalente, e por aí vai.

No entanto, o vendedor também deve apresentar alguns documentos tanto dele quanto do próprio imóvel. Parece absurdo, mas e se ele não for o dono real do apartamento ou da casa? Por incrível que pareça, é um golpe que acontece.

Por isso, é importante verificar toda a documentação de um imóvel antes de fechar negócio. Assim, é possível verificar se está tudo em ordem, se aquela casa ou apartamento realmente estão registrados, quem foram os donos antigos, quem construiu e todo o caminho até chegar em suas mãos.

Isso evita qualquer tipo de golpe ou problema relacionado a origem do imóvel e sua transição de propriedade.

Analisar o histórico do imóvel para evitar problemas

A próxima vantagem de contar com um advogado para comprar imóvel é evitar que o negócio seja anulado na Justiça. Pois é, esse é um problema mais comum do que imaginamos.

Muita gente junta dinheiro por anos para finalmente comprar o imóvel dos sonhos e realizar o objetivo de ter uma casa própria. No entanto, passam alguns meses e a pessoa recebe uma notificação judicial de que a venda não poderia ter acontecido.

Acontece que é muito comum que pessoas com dívidas enormes tenham seus imóveis penhorados. Para evitar perder esse imóvel, os proprietários vendem “por fora” e a situação se complica muito no futuro.

De um lado, você perdeu o dinheiro pois já pagou o imóvel. Do outro, a Justiça quer anular a venda, já que o imóvel estava penhorado e não poderia ser vendido. O resultado costuma ser que a pessoa deve sair do lugar e entrar com um processo de danos morais, além de recuperação do dinheiro investido.

O processo é uma enorme dor de cabeça e pode trazer muitos problemas. Por isso, vale mais a pena investigar toda a situação antes de fechar a compra e depois ter de passar por uma situação assim.

O mesmo vale para outros problemas, como IPVA atrasado ou dívida do condomínio. Se esses valores não forem pagos pelo antigo proprietário, você terá de arcar com eles. Por isso, é importante saber se uma surpresa dessas o aguarda.

Elaborar um contrato que seja bom para os dois lados

Contar com um advogado para comprar imóvel é importante, pois ele ajuda na elaboração do contrato de compra e venda do bem em questão. Dessa forma, você garante que não terá nenhuma armadilha aguardando por você.

Além disso, um contrato bem escrito e formatado permite que fiquem evidentes as obrigações das duas partes e garante que não haverá nenhuma complicação na execução do que foi ali combinado. 

Garantir seus direitos de comprador

Além dos elementos práticos que citamos, contratar um advogado para comprar imóvel é essencial, caso você queira garantir os seus direitos básicos de comprado, ou seja: se quiser ter certeza que receberá a casa ou apartamento que deseja adquirir sem surpresas, armadilhas ou golpes.

Por exemplo, suponha que você vai financiar o imóvel e o banco propõe juros abusivos no contrato. O advogado poderá identificar a situação e corrigi-la antes que você fique em dificuldades financeiras.

O advogado analisará cada movimentação e cada detalhe do processo de modo a garantir que tudo sairá da maneira correta, criando redes de proteção e de segurança para que o seu sonho seja exatamente isso: um sonho e não um pesadelo.

Como contratar advogado para comprar imóvel?

Se você se convenceu da importância de contar com o auxílio de um advogado para comprar imóvel (afinal, não compramos casas ou apartamentos com frequência, por isso é importante acertar), deve estar pensando como escolher um profissional de confiança.

O primeiro ponto é reconhecer que é necessário contratar um advogado que entenda do assunto, que seja especializado em Direito do Consumidor e Imobiliário, de modo que conheça todos os detalhes do processo.

Em seguida, contrate um advogado que dê a devida importância para que o seu sonho seja realizado, ou seja: contrate um profissional que esteja disposto a trabalhar para que o seu objetivo seja alcançado, mesmo que signifique abrir mão daquele imóvel “perfeito”, mas que tinha um problema jurídico por trás.

Depois que você contratar um advogado para comprar o imóvel, basta analisar as opções no mercado e fechar negócio. Após isso, sua única preocupação será fazer a mudança e a decoração da casa nova.

Procura por um advogado para comprar um imóvel? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo a realizar esse sonho!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

ATENDIMENTO
(11) 5225-8300
WHATSAPP
(11) 5225-8300
E-MAIL
andre.castilho@acsa.adv.br