0
Não erre na hora de vender imóvel em 2020!

5 cuidados necessários para vender imóvel em 2020

Se você pretende vender imóvel em 2020, então saiba que é necessário tomar alguns cuidados básicos para garantir que o negócio será conduzido da melhor forma possível, sem prejuízos para o seu patrimônio.

As principais notícias do setor imobiliário mostram que o segmento está com demanda aquecida em 2020 e que, portanto, renderá bons lucros para quem tem um imóvel em boas condições. Por isso, pode ser o melhor momento para fechar uma venda e coletar um bom valor.

No entanto, é importante se prevenir para que o negócio não vire uma dor de cabeça. Quer saber como fazer isso? Então confira as nossas 5 dicas abaixo!

1. Coloque sua documentação em dia para vender um imóvel em 2020

Vender um imóvel com lucro é uma questão que depende muito do timing da negociação. Dependendo do movimento da demanda do mercado, o negócio pode dar mais ou menos certo.

Por isso, é importante que você não perca uma janela de oportunidade de vender o seu imóvel. Especialmente se isso ocorrer por causa de algum detalhe burocrático, como é o caso da documentação do imóvel.

Portanto, antes de começar a colocar o imóvel à venda, cuide para estar com a documentação necessária em dia. Isso significa cuidar dos documentos do imóvel (matrícula, certificado de que não há débitos, etc.) e também do proprietário da casa (incluindo seu cônjuge, se houver).

Dessa forma, você garante que não perderá uma boa oportunidade de venda por não ter a documentação em ordem.

2. Verifique os termos de contrato com a imobiliária

Se você for vender um imóvel em 2020 usando os serviços de uma imobiliária, então é importante verificar adequadamente os termos de contrato com a empresa.

É lá que estarão estabelecidas as condições para que o negócio aconteça. É lá, por exemplo, que estará determinada a comissão do corretor que vender o imóvel, além de todas as taxas que você precisará pagar pelo serviço.

Por isso, avalie bem os termos para garantir que está de acordo com eles antes de fechar negócio. Veja qual é a melhor opção possível para você, inclusive levando-se em consideração quais as imobiliárias com taxas mais baratas e maior taxa de conversão de vendas.

3. Faça pequenas reformas para deixar o imóvel em ordem

Se o imóvel não estiver em perfeitas condições para fazer a venda, então o ideal é arrumá-lo com pequenas reformas antes de colocá-lo no mercado, especialmente se os problemas impedirem o uso do espaço.

Por exemplo, pense em um vazamento que causa bolhas em uma parede do apartamento se o registro estiver aberto. 

Muitos proprietários resolvem apenas fechar o registro quando mostram o apartamento para um interessado, de modo que ele não perceba o problema. No entanto, a lei proíbe essa ação.

De acordo com o Código Civil, todos os negócios devem ser conduzidos de boa-fé e pela probidade. Na prática, esconder defeitos do imóvel pode ser considerado má-fé e gerar um processo posteriormente.

Por isso, é melhor resolver a questão com uma pequena reforma antes de colocar o imóvel para vender. Além disso, vale a pena também arrumar o imóvel, já que ele pode ter uma valorização em até 10% com uma reforma.

4. Monte um contrato de promessa de compra e venda adequado

Quando for fechar negócio, não faça nenhum acordo de palavra com o comprador, mesmo que ele seja um amigo ou alguém da família. O melhor é firmar um contrato de promessa de compra e venda.

Nesse contrato, estão listadas todas as obrigações de cada parte do negócio. Assim, fica combinado e registrado o que cada pessoa deve fazer, o que não dá margem para reclamação depois.

Caso o comprador não cumpra o prometido, é possível judicializar a questão para obter os seus direitos com base no acordo determinado no contrato.

Sem o documento, também é possível entrar com o caso na Justiça, mas será mais difícil de obter os seus direitos, já que será necessário provar que o acordo foi feito e que você não está agindo de má-fé no tribunal.

5. Peça auxílio de um advogado para conduzir o processo

Para garantir que você não terá problemas jurídicos na hora de vender um imóvel em 2020, o mais recomendado é procurar por um advogado especializado em Direito Imobiliário para auxiliar na condução do processo.

Um advogado que entenda da compra e venda de imóveis ajudará a estabelecer os melhores termos no contrato de promessa de compra e venda de imóvel, analisará os termos da imobiliária e garantirá que a sua documentação esteja em ordem.

Com isso, você garante que terá um processo suave para vender o seu imóvel, evitando problemas antes que eles aconteçam e, caso não dê para evitar, contando com apoio profissional se precisar judicializar a questão.

Com essas 5 dicas, ficará mais fácil vender um imóvel em 2020 e aproveitar o aquecimento do mercado para aumentar o seu patrimônio.

Pretende vender seu imóvel em 2020? Então entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos ajudá-lo!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

ATENDIMENTO
(11) 5225-8300
E-MAIL
andre.castilho@acsa.adv.br