0
Conheça o financiamento imobiliário e saiba como utilizar o FGTS

FGTS no financiamento imobiliário: tudo que você precisa saber sobre o assunto

Uma coisa é certa: o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é muito procurado pelos trabalhadores, principalmente para os que desejam comprar imóvel.

Acontece que a utilização demanda algumas exigências, podendo ainda ter modalidades distintas para isso. Quer saber mais?

Continue acompanhando este conteúdo para compreender a melhor maneira de utilizá-lo no financiamento imobiliário. Boa leitura!

Saiba o que é FGTS e financiamento imobiliário

O FGTS é um dos principais direitos que um trabalhador com carteira assinada tem. Esse fundo é formado por depósitos mensais realizados pelos empregadores.

É comum que muitos só acessem os valores em caso de demissão sem justa causa ou mediante campanhas oferecidas pelo governo federal, como saque extraordinário e financiamento imobiliário.

O financiamento imobiliário é um modelo de empréstimo muito conhecido, com foco na compra do imóvel próprio, seja ele novo, usado, em reforma ou em construção.

Oferecido por bancos públicos e privados, essa linha de crédito costuma ter juros mais baixos. Além disso, permite parcelamento em longo prazo (que pode chegar a cinco anos), podendo ainda fazer o uso do FGTS, o que acaba facilitando os pagamentos.

Regras necessárias para utilizar o FGTS no financiamento imobiliário

Sejam imóveis prontos, usados ou terrenos, as regras devem ser cumpridas para contar com o uso do FGTS.

Esses requisitos são impostos a todos os tipos de moradia, servindo ainda para casas e apartamentos prontos para morar. Desse modo, as regras essenciais e necessárias são:

  • deve ser uma moradia urbana;
  • pode ser um imóvel novo ou usado;
  • não pode ter pendências na matrícula por conta de dívidas do vendedor;
  • o imóvel deve custar até R$ 1,5 milhão, sendo regra em todo o território nacional;
  • o proprietário atual do imóvel não pode ter dívidas ou nome inscrito no cadastro de órgãos de proteção de crédito;
  • o FGTS não pode ter sido utilizado para compra de imóvel nos últimos três anos.

Além disso, é preciso seguir à risca a solicitação necessária para o saque do valor. Desse modo, tenha em mãos:

  • carteira de trabalho;
  • comprovante de residência;
  • certidão de casamento ou nascimento;
  • carteira de identidade e CPF;
  • certidão de matrícula;
  • Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) do imóvel a ser comprado.

Lembre-se de que outros documentos podem ser exigidos para comprovar que o saque do FGTS terá a finalidade de aquisição de um imóvel, sendo moradia própria do comprador.

Afinal, como utilizar o FGTS para financiar um imóvel?

O financiamento imobiliário pode ser conquistado por meio de três formas, sendo as principais para a utilização do FGTS.

Isso acaba facilitando a conquista da casa própria, afinal o FGTS pode ser utilizado no início do financiamento para pagar parte do valor ou amortizar as parcelas, reduzindo a dívida e, consequentemente, o prazo.

Conheça como utilizar o FGTS para financiamento imobiliário.

FGTS como entrada do imóvel

Essa é considerada a maneira mais recorrente para o FGTS, sendo escolhida para dar entrada no pagamento, que deve ser no mínimo 20% do valor total do imóvel.

É fundamental avisar a instituição financeira que o seu desejo é realizar o pagamento dessa entrada com o FGTS e financiar o restante.

Amortização do valor financiado

A amortização do financiamento é uma maneira de usar o FGTS para diminuir o tempo da dívida, tendo como benefício a redução de juros, considerando que são taxas calculadas sobre o total financiado.

Redução dos valores das parcelas

Pode ser uma das modalidades mais complexas, porque funciona com base na utilização de um valor do FGTS todos os meses para abater parte da parcela.

É uma opção apenas para auxiliar a completar o valor mensal, sem que exista redução de juros.

Ademais, todas essas modalidades podem ser utilizadas em um único financiamento imobiliário, basta que exista um intervalo de dois anos (24 meses) entre elas.

Com isso, fica fácil compreender que o FGTS pode ser uma excelente opção para quem sonha em conquistar uma casa.

Se você quer fazer um financiamento utilizando o FGTS, fale conosco. Vamos analisar a melhor forma para conquistar seu imóvel. 

Entre em contato com a nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba o que será necessário para que o financiamento ocorra de forma legal!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

ATENDIMENTO
(11) 5225-8300
E-MAIL
andre.castilho@acsa.adv.br