Saiba como o FGTS pode ser utilizado na compra de um imóvel
O momento de financiar um imóvel pelo SFI pode gerar dúvidas. Afinal, será que é uma boa ideia utilizar o saldo do FGTS?
Saiba que o FGTS pode ajudar na hora de reduzir o saldo devedor ou diminuir os valores das parcelas sem comprometer as reservas pessoais.
Ao longo deste conteúdo você poderá entender como realizar a compra de um imóvel com o saldo do FGTS e muito mais. Tenha uma excelente leitura!
FGTS e seu uso na compra de um imóvel
O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é um benefício destinado aos trabalhadores com carteira assinada, o qual visa proteger esse empregado em caso de demissão sem justa causa.
Para isso, os empregadores devem depositar 8% do salário do trabalhador todos os meses em uma conta vinculada, saldo esse que pode ser utilizado na compra da casa própria em variadas formas, como:
- parte do pagamento da entrada de um financiamento;
- amortização ou liquidação do saldo devedor do financiamento;
- redução dos valores das prestações.
Mas, como todo método, o uso do FGTS no financiamento imobiliário demanda algumas regras, como por exemplo:
- o imóvel deve ser residencial e destinado apenas para a moradia do comprador;
- o comprador não pode ter outro imóvel na mesma região metropolitana;
- é preciso que o trabalhador tenha pelo menos três anos de contribuição para o FGTS.
Maneiras de utilizar o FGTS
O trabalhador pode fazer o uso do saldo do FGTS de algumas maneiras quando se trata da compra de imóveis. Isso pode ocorrer no momento da aquisição ou para pagamento de um financiamento já existente. Entenda a seguir!
FGTS como entrada na compra do imóvel
O saldo do FGTS pode ser utilizado para compor o valor de entrada na hora de financiar um imóvel, reduzindo assim o valor total que será financiado. Trata-se de uma das maneiras mais comuns na hora de utilizar o FGTS, já que isso proporciona melhores condições de financiamento, como menores taxas de juros ou prazos mais reduzidos para pagamento.
FGTS para amortizar ou quitar o saldo devedor
Uma outra forma é usar o FGTS na hora de quitar o saldo devedor de um financiamento imobiliário ou amortizá-lo parcialmente, reduzindo assim o valor das parcelas e também o prazo do contrato. Trata-se de uma boa opção para financiamentos do SFI.
FGTS para quitar parte das prestações
O FGTS também pode ser usado para abater até 80% do valor das prestações mensais do financiamento ao longo de 12 meses consecutivos. Essa modalidade pode ser importante em momentos de instabilidade financeira a fim de que o trabalhador consiga manter as suas obrigações em dia.
Portanto, o FGTS torna-se uma excelente opção para facilitar a compra da casa própria. Por meio de um planejamento e orientação profissional, é possível usufruir desse benefício de forma segura e vantajosa.
Clique aqui, fale com nosso time de especialistas e encontre a melhor opção para o seu financiamento!