0
Imagem mostra papel preparado para fazer vistoria do imóvel

O que verificar durante a vistoria do imóvel?

O sonho de todo brasileiro é comprar um apartamento ou uma casa para viver com tranquilidade e conforto. No entanto, é necessário saber como fazer a vistoria do imóvel para que esse sonho não se torne um pesadelo.

A vistoria é parte essencial da finalização do processo de compra, especialmente em um imóvel já usado ou mesmo em um comprado na planta. Isso porque ela é um processo conjunto de reconhecimento de que as condições da casa ou apartamento são aquelas que as duas partes concordaram.

Por isso, a vistoria do imóvel é um documento muito importante em futuras disputas judiciais, especialmente naquelas em que há algum tipo de problema na construção do apartamento ou da casa.

Quer saber como fazer uma boa vistoria e não deixar passar nada? Então, siga a leitura do artigo abaixo!

Prepare a vistoria do imóvel com antecedência

Uma das dificuldades que todo comprador tem ao fazer uma vistoria do imóvel é a pressa em terminar logo o procedimento. É comum ficar um pouco nervoso, especialmente com a presença de um corretor ou representante da construtora.

No entanto, é essencial ter toda a calma e preparo do mundo para realizar o procedimento com muito cuidado e assertividade. Somente assim você conseguirá detectar todos os defeitos na construção do imóvel.

Por esse motivo, nós recomendamos preparar um checklist de vistoria do imóvel para seguir um caminho e ter certeza de que olhou em cada detalhe do apartamento ou da casa antes de finalizar a compra.

Se você não sabe como preparar um, não tem problema: nós deixamos um pronto para você usar de guia no fim deste artigo.

Para finalizar o seu preparo, não custa fazer uma “vistoria de teste” na casa em que você mora atualmente. Assim você se acostuma com o processo e vê o quão eficaz ele é em encontrar os problemas do imóvel.

Separe a vistoria por cômodos do imóvel

Em vez de verificar todos os elementos de um “grupo de coisas” na vistoria do imóvel, prefira dividir o seu trabalho por cômodos, ou seja: antes de testar todas as tomadas da casa, depois todos os soquetes, depois todas as janelas, prefira verificar tudo na sala, depois no quarto, depois no banheiro, etc.

Desse jeito, você evita ficar indo e voltando pelo imóvel, o que deixa a vistoria mais demorada e complicada de fazer.

Veja todas as janelas, portas, batentes e esquadrias

Um cuidado especial durante a sua vistoria do imóvel é verificar todas as janelas, portas, esquadrias e batentes da casa ou do apartamento, já que são peças relativamente sensíveis e que apresentam problemas com frequência.

Veja se todas abrem e fecham com facilidade, se as chaves funcionam, se estão alinhadas e bem instaladas. É comum que as venezianas de janelas apresentem problemas, então veja se elas estão abrindo e fechando corretamente.

Analise o revestimento e os rejuntes de cada cômodo

Durante a vistoria, dê atenção para o revestimento aplicado no piso e na parede do imóvel (caso haja). Isso é necessário pois é um ponto que costuma dar problema, especialmente em imóveis novos. Depois que o revestimento começa a descolar, é preciso trocá-lo e isso nem sempre é fácil (especialmente porque a coloração é feita por lotes e você pode não achar outra peça que tenha o mesmo tom).

Para fazer a vistoria, analise se não há nenhuma mancha, trinca ou rachadura nos revestimentos, especialmente os cerâmicos. Veja se todos foram instalados corretamente de acordo com seus padrões visuais.

Se tiver disponível, pegue um pedaço de madeira leve (um cabo de vassoura serve) e dê pequenas batidas nas peças para verificar se alguma apresenta um som oco. Se sim, é porque o revestimento perdeu aderência no piso.

Teste as instalações elétricas e hidráulicas da casa

Durante a vistoria, é essencial que você verifique o funcionamento dos sistemas elétricos e hidráulicos para garantir que está tudo em ordem. 

Isso se faz necessário pois, caso seja preciso trocar algo depois, pode sair muito caro. Aliás, mesmo imóveis novos em folha devem ser vistoriados nesse sentido, pois muitos deles podem ter problemas elétricos por causa de uma instalação malfeita.

Desse modo, caso a energia já esteja ligada, verifique todos os pontos com luminárias já instaladas. Se só houver soquetes no lugar, leve uma lâmpada para testar todos eles.

Outro equipamento que você deverá levar é um medidor de tensão, não só para conferir se as tomadas estão funcionando, mas também para identificar a tensão de cada uma. Se não tiver, não tem problema: um carregador de celular costuma ser o suficiente, embora ele não informe a tensão das tomadas.

Faça o mesmo com a rede hidráulica: abra as torneiras e dê descarga nos banheiros para reparar se há bom escoamento de água e se ela sai limpa. Verifique com especial atenção os ralos e veja se o piso do banheiro, da cozinha e da lavanderia foram feitos para direcionar a água para o escoamento dos ralos.

Checklist de vistoria do imóvel

Ufa, quanta coisa para ver na vistoria do imóvel, não é mesmo? Mas se você quer uma ajuda, confira abaixo o nosso checklist que facilitará o seu trabalho.

Checklist de vistoria do imóvel

Sala

  • Tomadas estão funcionando?
  • Soquete de lâmpada está funcionando?
  • Pintura e acabamento estão em ordem?
  • Revestimento está bem instalado?
  • Como estão as portas e janelas?

Quarto

  • Tomadas estão funcionando?
  • Soquete de lâmpada está funcionando?
  • Pintura e acabamento estão em ordem?
  • Revestimento está bem instalado?
  • Como estão as portas e janelas?

Cozinha

  • Tomadas estão funcionando?
  • Soquete de lâmpada está funcionando?
  • Pintura e acabamento estão em ordem?
  • Revestimento está instalado adequadamente?
  • Como estão as portas e janelas?
  • E as torneiras?
  • Há escoamento da água?

Banheiro

  • Tomadas estão funcionando?
  • Soquete de lâmpada está funcionando?
  • Pintura e acabamento estão em ordem?
  • Revestimento está instalado adequadamente?
  • Como estão as portas e janelas?
  • E as torneiras?
  • Há escoamento da água?

Pronto. Seguindo essas dicas e o nosso checklist de vistoria de imóvel, você não terá problemas com a compra da sua nova casa ou do apartamento. Para ver mais dicas de cuidados para comprar imóveis, curta nossa página no Facebook!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

WhatsApp chat