0
Este é um excelente momento para comprar imóveis

Este é um bom momento para comprar imóveis?

Comprar imóveis é um dos principais sonhos dos brasileiros. Na verdade, de acordo com uma pesquisa, esse é o principal sonho de consumo, ao lado de ter um carro na garagem. No entanto, ter uma casa própria é também muito difícil e, para algumas pessoas, quase inacessível. Afinal, mesmo uma casa simples custa algumas centenas de milhares de reais, e somente uma minoria da população tem esse dinheiro.

Por isso, a maior parte das pessoas espera por bons momentos do mercado para que possa fazer a compra. Quando uma onda positiva se aproxima, é hora de colocar a mão no bolso e firmar um financiamento para poder adquirir aquele imóvel dos sonhos e ter uma casa para chamar de sua. Aproveitar essas situações significa gastar alguns milhares de reais a menos a fim de ter melhores condições para a aquisição.

Mas será que nós vivemos um bom momento para comprar imóveis? Na verdade, sim. Esse é um bom período para isso. Mas como se precaver para fazer a compra certa? Vejamos a seguir!

Por que este é um bom momento para comprar imóveis?

Comprar um imóvel é algo que depende de uma série de fatores. É necessário ter algumas condições alcançadas para dar início ao processo de aquisição de um apartamento ou uma casa.

Em primeiro lugar, é importante ter em mente que a vasta maioria de compras de imóveis no Brasil acontecem via financiamento. Afinal, como mencionado, um imóvel médio custa ao redor de R$300.000,00 e pode chegar a muito mais do que isso dependendo da região.

Portanto, é necessário financiar essa compra. Esse é o principal elemento que determina quando é um bom momento para comprar imóveis. Afinal, existem certos contextos macroeconômicos que determinam uma boa onda de aquisição.

O primeiro dos fatores é a variação da Taxa Selic. Ela é a taxa básica de juros da economia, o que significa que todas as outras taxas derivam dela. Isso quer dizer que um financiamento imobiliário fica mais ou menos caro (e, portanto, mais ou menos acessível) de acordo com a variação da Selic. No momento, ela está no seu menor valor da história, o que é muito positivo para os consumidores.

Outro elemento que é importante ter em mente é o Índice FipeZap. Ele mede a valorização de imóveis no país. O ideal é que ele esteja estagnado ou em queda para sinalizar que o preço dos apartamentos e casas diminuiu. O Índice é regional, o que significa que ele pode ter um resultado alto em um lugar e baixo em outro. No geral, o Índice FipeZap demonstra uma queda de 0,11% no valor dos imóveis nos últimos 12 anos, o que também é positivo para o consumidor.

Por fim, o terceiro elemento a analisar é a oferta de imóveis. Quando a taxa de juros Selic cai, as construtoras pegam dinheiro emprestado para poder financiar novas construções. Isso significa que atualmente há um aumento de oferta de imóveis pelo país todo.

Portanto, considerando todos esses elementos, podemos concluir que atualmente vivemos um ótimo momento para comprar imóveis.

O que analisar antes de comprar um apartamento ou casa?

Se você pretende comprar um apartamento ou uma casa, precisa analisar alguns pontos para garantir que não terá problemas financeiros com isso. O primeiro deles é detectar se estamos ou não em um bom momento para a compra de imóveis – e já vimos que estamos.

Já o segundo ponto a analisar é a sua capacidade mensal para absorver as parcelas do imóvel. É importante que você tenha pelo menos 30% da sua renda bruta mensal livre para poder direcionar para o pagamento das mensalidades do financiamento.

Por fim, é essencial analisar o histórico da construtora ou do vendedor, garantindo que você comprará o imóvel sem nenhum tipo de problema jurídico atrelado a ele. Isso é importante pois permitirá que a aquisição seja segura e sem riscos.

Como se proteger para evitar problemas?

No entanto, é importante ter em mente que nem sempre é possível evitar todos os riscos de qualquer tipo de ação. Muitas vezes, não depende da sua boa vontade para evitar um problema. Assim, é importante ter o contato de um advogado especializado em Direito Imobiliário ao seu lado.

Esse profissional poderá revisar todas as cláusulas do contrato e orientar em relação aos riscos no financiamento de um imóvel ou na compra com algum vendedor particular.

Pronto! Agora que já viu como pode comprar imóveis atualmente do jeito certo, você pode analisar se essa é ou não uma boa opção para você nesse momento. Afinal, ainda que seja uma boa onda no mercado para adquirir um imóvel, talvez não seja o momento certo na sua vida. Por isso, é importante analisar a situação com cuidado e fazer uma análise pessoal completa para tomar a sua decisão.

Precisa de um auxílio jurídico para saber se deve ou não comprar um imóvel no momento? Então entre em contato com o nosso time para saber como podemos ajudar!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

WhatsApp chat