Planejamento de fim de ano: como usar o FGTS para quitar ou amortizar as parcelas do financiamento imobiliário no SFI.
O final do ano costuma trazer reflexões importantes sobre finanças pessoais. É o momento de planejar não apenas o orçamento para as festas, mas também quais decisões estratégicas tomar com recursos importantes, como o saldo do FGTS.
Se você está se perguntando se deve usar o FGTS para investir em um imóvel ou mantê-lo como reserva financeira, este artigo é para você. Boa leituras!
Entendendo o FGTS
O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) funciona, na prática, como uma espécie de “poupança compulsória”, onde mensalmente seu empregador deposita 8% do seu salário em uma conta vinculada.
Esses recursos podem ser usados em situações específicas, e, entre elas, podemos considerar a compra de imóvel residencial, amortização de financiamento imobiliário ou pagamento de parte das prestações.
Por que usar o FGTS para imóvel pode ser vantajoso
Uma das formas mais comuns de usar o FGTS é para abater o saldo devedor de um financiamento imobiliário ou servir como entrada, ainda que o seu financiamento tenha sido feito fora da modalidade do SFH.. Essa ação pode gerar economia significativa, especialmente porque as taxas de juros de financiamentos muitas vezes são superiores ao rendimento do próprio FGTS.
Também é permitido usar o FGTS para pagar até 80% do valor de algumas prestações em até 12 meses consecutivos, o que pode dar fôlego em momentos mais apertados.
Amortizar ou quitar o seu financiamento imobiliário usando aquele recurso “preso” no FGTS pode trazer inúmeros benefícios que vão desde o investimento em outras áreas da vida profissional, até mesmo aquela tão sonhada viagem.
Por que manter parte (ou todo o saldo) do FGTS como reserva?
Diferentemente de uma reserva de emergência tradicional, o FGTS não é sacado instantaneamente para qualquer situação. Apenas em circunstâncias específicas é possível fazer o saque.
O rendimento do FGTS é muito inferior à taxa de juros aplicada a financiamento imobiliários, o que o torna menos competitivo para quem busca fazer esse dinheiro render mais.
Conte com orientação especializada
Consultar advogados especializados, como os da ACSA Advogados, pode ajudar a entender melhor os aspectos legais e regulatórios do uso do FGTS.
Qual é a melhor decisão para você
No planejamento de fim de ano, usar seu FGTS para quitar ou amortizar um imóvel pode ser uma excelente oportunidade para construir patrimônio e economizar juros.
Se você quiser conversar mais sobre as possibilidades de uso do FGTS ou avaliar qual estratégia se encaixa melhor no seu momento de vida, a equipe da ACSA Advogados está pronta para ajudar. Clique aqui e fale conosco!
